Se pensarmos bem, seja qual for a situação na vida independentemente da época encontraremos pessoas envolvidas em situações que as levem a cumprir e alcançar algum sonho ou objetivo. É fato de que nem todos estão conscientes durante todo o tempo e muito menos atentos aos sinais que claramente se apresentam pelo caminho. Este sinais estão aí e a todo instante indicando as probabilidades de se chegar ou não onde se pretende. O que acontece é que inúmeras vezes não estamos atentos a estes sinais e acabamos por nos apressar em fazer e realizar cada atividade o mais rápido possível. Isso pra ver se conseguimos chegar mais rápido e facilmente aos objetivos e realizar de forma ainda mais rápida e prática os nossos sonhos.
Pois bem, pasmem… mas é exatamente isso que acontece em nossas empresas, ou seja, não preciso ficar falando durante todo tempo o que queremos da nossa empresa. Todos já sabem (ou pelo menos achamos que sabem) o caminho que a empresa está seguindo e onde ela quer chegar. Então, assim sendo, vamos colocar a mão na massa e fazer acontecer. Trabalhar, trabalhar, fazer e fazer, assim é que chegaremos lá. Lamento, mas se você quer cumprir seus objetivos e alcançar seus sonhos de forma eficiente, não pode ser bem assim.
A grande questão em qualquer empreendimento na vida pessoal ou profissional, é enxergar de forma clara se as ações e atividades exercidas estão contribuindo ou não para os nossos objetivos. E de que forma posso tornar cada uma destas ações e atividades ainda mais eficientes durante todo o processo. Neste caso estamos falando de RESULTADO.
Ninguém se mantém numa academia se após um determinado tempo não enxergar(principalmente no espelho) algum reflexo POSITIVO da sua dedicação. É fato que neste caso há necessidade de alinharmos outras ações conjuntas para o alcance mais rápido do que se espera, tais como controle de alimentação e absorção de líquido. Mas ainda assim há necessidade de se estabelecer parâmetros e acompanhar de que forma evoluem(ou não).
Sem qualquer segredo é este também o caso das empresas. Temos que envolver toda a equipe em processos que contribuam significativamente e de alguma forma para com os objetivos traçados. Isso se chama orientação para resultados. Se o que fazemos e nos dedicamos no dia a dia não faz qualquer sentido para evolução de qualquer um dos nossos objetivos, o trabalho e as ações podem ser considerados apenas como atividades.
Para que tenhamos uma imagem perfeita da empresa fazendo com que seus diretores, acionistas e o mercado a enxerguem como uma empresa saudável, precisamos criar a cultura de metas. É preciso criar atividades significativas e que de alguma forma contribuam principalmente e prioritariamente para os resultados.
Procure se envolver e envolver a todos a sua volta em razão daquilo que se encontra estabelecido como objetivo. Crie parâmetros e os acompanhe de forma eficiente. Só assim seu tempo na empresa assim como na academia poderá ser considerado não só eficiente mas também como um tempo saudável.