Brainstorming que em sua tradução literal significa “tempestade cerebral”, também é chamado por alguns como “tempestade de ideias”. No bom “mineirês” poderia ser tratado como “toró de palpites”. Mas deixando a tradução de lado Brainstorming é uma metodologia de exploração de ideias dentro de um determinado grupo com o objetivo de alcançar melhores soluções de problemas ou situações.
A utilização da metodologia Brainstorming pode variar de acordo com as necessidades ou estratégias de quem está aplicando, mas alguns princípios básicos dessa ferramenta têm que ser mantidos. São eles:
- Deve ter um tema ou assunto principal e esse tema deve estar claro para todos;
- Todas as ideias, por mais estranhas que pareçam devem ser respeitadas e analisadas;
- As ideias que surgirem devem ser registradas de forma visível para todos. Isso estimulará o surgimento de novas ideias e evitará repetições desnecessárias.
Um grupo de Brainstorming normalmente é composto por três elementos: O líder, os membros e um secretário.
O líder deve conhecer esta metodologia, manter-se relaxado durante a atividade e conduzir todo o processo de forma bem descontraída.
Os membros escolhidos devem ter alguma experiência com o problema em causa. É necessário e importante não misturar os chefes com seus subordinados. A seleção de pessoas que estejam na mesma hierarquia da organização é fundamental, desta forma essas pessoas ficarão mais a vontade para expor suas ideias e serem mais criativas.
O secretário deve possuir facilidade da escrita rápida, pois terá que tomar nota de diversas ideias que serão geradas no Brainstorming. O nome das pessoas envolvidas não deverão estar relacionados as ideias geradas, já que o anonimato encoraja a liberdade de expressão.
Existem várias aplicações para a técnica Brainstorming, veja algumas:
- Desenvolvimento de Produtos;
- Campanhas de Publicidade;
- Resolução de Problemas;
- Gestão de Processos;
- Gestão de Projetos;
- Formação de Equipes.
Concluindo, Brainstorming é uma técnica em que críticas muitas das vezes não são necessárias e que a criatividade é sempre bem vinda. Ao término da exposição todas as ideias escritas e expostas devem ser revisitadas para que seja escolhida as mais adequadas à situação. Estas melhores ideias ainda podem ser submetidas a testes práticos para validações, dependendo da área de aplicação. E aí? Vamos colocar em prática essa metodologia e gerar melhores resultados em nossas empresas e instituições?