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Imagine-se numa guerra na qual você é o general de um dos lados. Isso para o caso de você ter apenas um inimigo é claro. Mas para o caso que vamos tratar aqui, certamente você se verá envolvido com vários inimigos. Portanto, imagine-se então num ambiente em que sua visão macro tem que ser cada vez mais apurada e ampliada.

Pois bem, alguma similaridade com o mundo dos negócios? Certamente que sim. E assim sendo, o que fazer? São muitos inimigos, considerando apenas aqueles que conheço e alguns outros que resolvem se manifestar frente a cada situação. E não estamos falando da concorrência. Aliás, pode ser um grande erro você enxergá-la dessa forma. E isso com certeza daria outro texto com outra abordagem. Então vamos nos concentrar no que propomos no título aqui.

Se no seu esforço de se imaginar num ambiente de guerra com muitos inimigos já te deixa confuso e apavorado, quero te tranquilizar, pois há solução. Primeiramente, é impossível numa situação dessa não existir um mínimo de estratégia, concorda? Ou até mesmo antes dela, há necessidade de se descobrir PORQUE VOCÊ ESTÁ NESSA GUERRA. O que te impulsiona, qual seu objetivo, porque lutar tanto e, por fim, onde eu quero chegar batalhando tanto no mundo corporativo.

Bem, se você já não conseguiu refletir sobre estes primeiros tópicos, preciso lhe dizer que é URGENTE você parar para pensar. Nesta linha de pensamento você poderá desfrutar de outros textos em nosso blog, mas aqui trataremos de um passo mais adiante, qual seja; mapear sua guerra de forma que consiga conquistar territórios, que sejam significativos e que tenham valor para o alcance dos seus objetivos.

Observe que estamos tratando de guerra que, por sua vez, implicará não somente em uma batalha mas em várias e em várias frentes. É assim que funciona, tanto num ambiente de guerra propriamente dito quanto no mundo corporativo.

Você tem as circunstâncias externas, mas também enfrenta desafios internos. São eles: infraestrutura, pessoal qualificado e motivado, qualidade dos produtos ou serviços, etc. Juntando tudo isso, temos um emaranhado de situações nas quais não sabemos muitas vezes qual resolver e em qual ordem tratar cada uma delas.

E é exatamente por isso que você precisa se utilizar de um Mapa Estratégico. Considerando que você e a sua empresa tenham objetivos bem definidos e que já sabem quais terrenos precisam conquistar, nele você visualizará como estão às batalhas em cada frente dessa guerra. E melhor, enxergando resultados não somente no âmbito da própria batalha mas, o quanto a mesma está representando na tão esperada vitória final.

O QUE DEVE COMPOR UM MAPA ESTRATÉGICO

O Mapa estratégico precisa ter a indicação da evolução dos âmbitos considerados estratégicos para a empresa. São eles: As pessoas, com a evolução das suas competências e consequente engajamento. Os processos, a fim de se alcançar a produtividade e qualidade necessários. O mercado, com a evolução das relações com clientes e fornecedores, além, é claro, da evolução das demandas dos clientes. E as finanças, sinalizando o quanto suas ações estão gerando resultados positivos, aumentando seu faturamento e melhorando sua rentabilidade.

Se você tratar de forma objetiva estes quatro âmbitos, tratando-os como pequenas batalhas e acompanhando de perto a evolução das mesmas, certamente você poderá vislumbrar mais cedo a sua vitória. Não será fácil, mas evitará que você aplique esforços em batalhas que não são suas e que não levarão a sua empresa onde ela pretende chegar.

Procure uma forma prática para que você tenha em mãos os números e resultados destas áreas. Compare periodicamente com os objetivos propostos. Faça valer o foco motivando sua equipe a seguir com a estratégia previamente definida e então, seja um General vencedor.

Você e toda sua equipe têm muitas batalhas a vencer. Isso, para não dizer que o que existem mesmo são muitas guerras e territórios a se conquistar. Podem até ser desafiadoras, mas, não intransponíveis. Faça valer a sua estratégia, traduza a mesma em um mapa estratégico, envolva sua equipe e vá buscar a sua vitória.

Sucesso!

Fique à vontade para nos dizer sobre suas dificuldades em alinhar seu Mapa Estratégico ou até mesmo para compartilhar conosco a sua experiência na aplicação destes conceitos em sua empresa e/ou organização.

Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.