Registros históricos indicam o ano de 1995 como sendo o início de uma nova era e desta vez na área digital. Nesta época surgiram novas ferramentas e novos conceitos que mudariam a vida de todos nós. Começamos a ser inseridos numa espécie de rede que teria a capacidade de unir e interagir todos os computadores do mundo. Incrível, não?!! Mais que isso, todos então começaram a imaginar como seria a vida após tanta inovação e tecnologia. Logo iniciou-se um pensamento de que a vida de todos seria mais fácil, ágil e com novas e boas perspectivas positivas e inimagináveis. Principalmente no que se dizia respeito a possibilidade de uma vida mais tranquila. Afinal, a tecnologia encurtaria distâncias e ampliaria o conhecimento para todos, fazendo com que pudéssemos aproveitar melhor o “lado bom da vida”.
Pois bem, passados quase um quarto de século não é bem isso que temos experimentado. Ao invés do fácil encontramos mais desafios e ao contrário do ágil acabamos caindo na correria. Com o conhecimento amplo e quase irrestrito, conseguir as informações ficou mais acessível a uma grande maioria. Nos anos que se seguirão as novidades em todas as áreas surgiam de forma absurdamente rápida e as adaptações eram realizadas numa velocidade nunca vista antes. Tudo acontecia e mudaria muito rápido.
No entanto, não obstante tantas novidades, conceitos e acontecimentos em prol de uma vida mais tranquila, parece que há um paradoxo em relação as atitudes e a forma como procedemos com a gestão das nossas vidas. Ao invés de utilizarmos estes mesmos conceitos e ferramentas disponíveis para tornar nossas vidas mais “fáceis”, fizemos com que nosso tempo fosse ainda mais ocupado com mais tarefas. De repente passamos a ter inúmeras opções e ferramentas disponíveis. E a frase “O olho do dono é que engorda o gado” nunca foi tão ultrapassada. Neste caso, tratamos de um paradigma que considera a necessidade de estar presente no local onde acontecem todas as situações sob a sua responsabilidade. Sejam elas no âmbito pessoal ou profissional.
A ideia de novas tendências tecnológicas é sem dúvida tornar nossas vidas mais práticas, saudáveis e proveitosas. Evitar transtornos, ganhar tempo e conseguir resultados mais rápidos e mais próximos do esperado é também a ideia disseminada pela onda tecnológica que não para de crescer. Porém, caberá a você decidir o que é mais conveniente, ou seja, o que lhe cabe melhor em cada momento. Você continua tendo um dia de 24h e nunca foi tão desafiador o controle desse tempo, uma vez que suas opções de ação e reação se multiplicam a cada dia por milhões de vezes.
Pare, pense, investigue e escolha. Faça uso de ferramentas que realmente valorizarão o que você tem de mais precioso: o seu tempo. Você já não precisa mais estar em todos os lugares e falando com todos pessoalmente, ou melhor, presencialmente. Seja para a sua vida pessoal, seja para a sua vida profissional, existem ferramentas extremamente úteis que poderão agilizar a solução dos seus problemas e fazer com que você alcance seus objetivos com simples planejamentos e sem a famosa correria. Encontre aquelas ferramentas que agreguem valor a você e as pessoas mais próximas, tanto no seu vínculo pessoal quanto na relação profissional. Hoje o conceito de estar perto não significa exatamente estar próximo, mas estar atento e acompanhando. Se concentre em seus desafios, organize as suas ideias e as suas ações, escolha bem os seus aliados e distribua as tarefas. Utilize prá isso uma boa ferramenta tecnológica e aproveite para desfrutar da sua VIDA. Afinal, ela é só IDA e o que você tem de mais precioso, o tempo, ainda não está disponível para reposição.
Sucesso pra você em suas próximas escolhas.