Skip to main content

Resultado Analítico. Vamos começar falando um pouco do conceito?

Resultado: é o efeito de uma ação, a consequência de algo, o que resulta.

Analítico: que apresenta tendência para a análise, relativo à análise.

Desta forma, podemos conceituar “Resultado Analítico” como um resultado detalhado e estratificado que proporciona uma análise criteriosa.

Transformando este conceito para algo prático do nosso dia a dia, temos a seguinte situação:

Imaginemos uma empresa com receita mensal de 100 mil reais, a princípio esta empresa não poderia gastar mais do que este valor, não é mesmo? Porém, o que acontece na realidade de algumas organizações é que o valor de despesas / custos pode ser superior a receita por falta de controle das despesas.

Por que estou falando disso? O detalhamento dos gastos mensais de uma empresa pode e deve ser realizado através de um sistema de gestão ou até mesmo numa planilha financeira (Excel). Este procedimento é um fator muito importante para análise do resultado financeiro (fluxo de caixa), ou seja, saber o saldo disponível de um determinado período entre receita x despesas.

Exemplificando e falando de números, temos a seguinte situação:

  • Receita 100 mil
  • Despesas 120 mil
  • Saldo – 20 mil

O resultado financeiro é negativo em 20 mil reais. Nesta visão não temos como realizar uma análise detalhada para identificar onde estão os maiores gastos. Por isso, o resultado analítico é um indicador muito importante e que nos proporciona uma visão crítica e detalhada dos gastos e receitas para tomada de decisões.

No mesmo exemplo acima, temos a seguinte situação:

  • Receita Analítica 100 mil
  • Dinheiro – 35 mil
  • Cartão – 45 mil
  • Cheque – 20 mil
  • Despesas Analíticas 120 mil
  • Despesas c/ Pessoal – 15 mil
  • Despesas Administrativas – 10 mil
  • Mercadoria para revenda – 80 mil
  • Despesas Financeiras – 5 mil
  • Impostos – 10 mil
  • Saldo – 20 mil

Neste exemplo podemos perceber o detalhamento das despesas analíticas e a partir desta visão interferir no resultado financeiro, não é mesmo? Poderíamos como exemplo, reduzir o valor de compra de mercadoria para revenda de 80 mil para 50 mil e mudar o resultado para 10 mil reais positivo no período.

Concluindo, espero que tenha contribuído sobre a importância do resultado analítico e faço aqui um desafio: Você já analisou o resultado analítico da sua empresa? E mais, qual é o seu resultado analítico das finanças pessoais? Boa sorte e bons resultados!

    

Randolfo Cruz

Administrador de Empresas e Consultor na Exitum Empresarial