Resultado Analítico. Vamos começar falando um pouco do conceito?
Resultado: é o efeito de uma ação, a consequência de algo, o que resulta.
Analítico: que apresenta tendência para a análise, relativo à análise.
Desta forma, podemos conceituar “Resultado Analítico” como um resultado detalhado e estratificado que proporciona uma análise criteriosa.
Transformando este conceito para algo prático do nosso dia a dia, temos a seguinte situação:
Imaginemos uma empresa com receita mensal de 100 mil reais, a princípio esta empresa não poderia gastar mais do que este valor, não é mesmo? Porém, o que acontece na realidade de algumas organizações é que o valor de despesas / custos pode ser superior a receita por falta de controle das despesas.
Por que estou falando disso? O detalhamento dos gastos mensais de uma empresa pode e deve ser realizado através de um sistema de gestão ou até mesmo numa planilha financeira (Excel). Este procedimento é um fator muito importante para análise do resultado financeiro (fluxo de caixa), ou seja, saber o saldo disponível de um determinado período entre receita x despesas.
Exemplificando e falando de números, temos a seguinte situação:
- Receita ⇒ 100 mil
- Despesas ⇒ 120 mil
- Saldo ⇒ – 20 mil
O resultado financeiro é negativo em 20 mil reais. Nesta visão não temos como realizar uma análise detalhada para identificar onde estão os maiores gastos. Por isso, o resultado analítico é um indicador muito importante e que nos proporciona uma visão crítica e detalhada dos gastos e receitas para tomada de decisões.
No mesmo exemplo acima, temos a seguinte situação:
- Receita Analítica ⇒ 100 mil
- Dinheiro – 35 mil
- Cartão – 45 mil
- Cheque – 20 mil
- Despesas Analíticas ⇒ 120 mil
- Despesas c/ Pessoal – 15 mil
- Despesas Administrativas – 10 mil
- Mercadoria para revenda – 80 mil
- Despesas Financeiras – 5 mil
- Impostos – 10 mil
- Saldo ⇒ – 20 mil
Neste exemplo podemos perceber o detalhamento das despesas analíticas e a partir desta visão interferir no resultado financeiro, não é mesmo? Poderíamos como exemplo, reduzir o valor de compra de mercadoria para revenda de 80 mil para 50 mil e mudar o resultado para 10 mil reais positivo no período.
Concluindo, espero que tenha contribuído sobre a importância do resultado analítico e faço aqui um desafio: Você já analisou o resultado analítico da sua empresa? E mais, qual é o seu resultado analítico das finanças pessoais? Boa sorte e bons resultados!